PATROCINIOS

(4 Votes)

alt

Come�§o � lan�§ando a seguinte pergunta: Voc�ª �© ansioso e tem vivido em ansiedade? Pois, bem, quero atrav�©s deste estudo, pela gra�§a de Deus, mostrar na Palavra o caminho para a vit�³ria sobre a ansiedade. Segundo o dicion�¡rio Aur�©lio, ansiedade significa:

â??Estado afetivo em que h�¡ o sentimento de inseguran�§aâ?.
- Quer dizer, que quando damos vaz�£o �  ansiedade em nossos cora�§�µes, estamos cultivando o sentimento de inseguran�§a, que �© algo que n�£o vem de Deus. Na realidade, o ansioso n�£o confia que Deus possa agir em tal �¡rea de sua vida, ele cultiva a ansiedade em saber como ser�¡ o casamento daqui vinte anos, ansiedade por um neg�³cio que ainda n�£o se concretizou, ansiedade em possuir, em ter, em comprar, ansiedade em terminar aquele curso, ansiedade pelo nascimento de um filho e at�© ansiedade em esperar as promessas de Deus.
- Em Mateus 6:24-34 Jesus exorta seus disc�­pulos a n�£o viverem na ansiedade, a n�£o se preocuparem, �© como se Jesus estivesse dizendo em outras palavras: â??Relaxe, No Stress, fique tranq�¼ilo, deixa comigoâ?. Quando nos preocupamos (ansiedade) com as coisas da vida (Comida, bebida e vestu�¡rio) nos esquecemos das coisas de Deus.
- Quando focamos nossa vida e direcionamos nossas for�§as em buscar as realiza�§�µes de nossos desejos carnais, n�£o fazemos a vontade de Deus, pois deixamos a ansiedade tomar conta. Podemos dizer que a ansiedade atrapalha a vida crist�£. Jesus procura combater a ansiedade de seus disc�­pulos, que haviam deixado tudo para segui-lo, basta ver, as in�ºmeras vezes que aparece �  express�£o: â??N�£o se preocupemâ? (5 vezes).
- O Ap�³stolo Paulo escreve em Romanos 8:37 que somos mais do que vencedores, por meio de Cristo Jesus, por isso, o tema da nossa medita�§�£o �© vencendo a ansiedade, porque na cruz Jesus nos fez mais que vencedores, e nos deu a vit�³ria sobre todas as coisas (1 Cor�­ntios 15:57). Vemos em Mateus 6:24-34 tr�ªs estrat�©gias claras para vencermos a ansiedade em nossas vidas.

I â?? Optando em servir somente a Deus (v.24)

- Ao lermos o v.24 percebemos que h�¡ um conflito em servir a Deus e o dinheiro, que no grego significa Mamom (deus cultuado por muitos povos vizinhos do povo de Israel no per�­odo do Antigo Testamento). Sabemos que uma das primeiras orienta�§�µes que Deus falou ao seu povo atrav�©s de Mois�©s em �?xodo 20:1-6 �© o culto exclusivo a ele, o servi�§o dedicado somente a Deus. Fica claro que Deus n�£o divide o trono com ningu�©m, nem do universo e nem do nosso cora�§�£o.
- O crist�£o precisa estar atento ao seu contexto, vivemos em uma sociedade do culto ao dinheiro, basta ligarmos um aparelho de TV, acessarmos a Internet, lermos uma revista, olharmos para as propagandas espalhadas pela cidade: â??Compre, tenha, �© seu, troque seu carro por uma ainda melhor, vai pagar quanto, tudo em 1000 vezes sem juros, compre e ganheâ?.
- Segundo Ren�© Padilla vivemos na era da ideologia do consumo, sobre isso ele escreve: â??Os meios massivos de comunica�§�£o se encarregam de difundir, tanto nos bairros ricos como nas favelas dos grandes centros urbanos, a imagem de felicidade, o homo consumensâ?.
- Imagine que como Satan�¡s fez com Jesus em Mateus 4:8-9, oferecendo a Jesus todos os reinos da terra e seu esplendor pela sua adora�§�£o, hoje ele procura nos atingir oferecendo esse estilo de vida consumista, mas sendo necess�¡rio o servi�§o ao dinheiro (Mamom). Para Jesus n�£o h�¡ como servir a dois senhores, por isso temos que professar publicamente a nossa f�© declarando e crendo nas palavras de Jesus em Mateus 4:10: â??Retire-se, Satan�¡s! Pois est�¡ escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e s�³ a ele preste cultoâ?.
- Podemos afirmar que a vit�³ria sobre a ansiedade acontece quando optamos em servir somente a Deus, de viver segundo a sua vontade, seus princ�­pios e suas ordenan�§as para nossas vidas. Podemos afirmar que a ansiedade �© fruto do amor ao dinheiro, do servi�§o ao dinheiro (1 Tim�³teo 6:10). Nota: â??O dinheiro �© um �³timo servo, mas um p�©ssimo senhorâ?.
- Nunca se esque�§a que servir a Deus �© a melhor op�§�£o, basta nos lembrarmos do Salmo 40:4: â??Como �© feliz o homem que p�µe no Senhor a sua confian�§a e n�£o vai atr�¡s dos orgulhosos (idolatras) dos que se afastam para seguir deuses falsosâ?, e de Marcos 12:29-30 onde Jesus nos ensina a amarmos a Deus acima de todas as coisas.

II â?? Crendo na paternidade de Deus (vv.25-32)

- Certa vez estava lendo uma reportagem sobre a pessoa de Jesus, e o autor daquele artigo afirmou que Jesus trouxe uma proposta de relacionamento com Deus in�©dita, algo que revolucionou a religiosidade humana. No Antigo Oriente, enfim, nos dias de Jesus as pessoas tinham a cren�§a de um Deus distante e inacess�­vel, at�© por isso, muitos afirmam que a religi�£o �© a busca do ser humano por Deus. Mas, qual foi �  inova�§�£o de Jesus? Ele chamou Deus de Pai, e �© no Serm�£o da Montanha que Jesus torna isso p�ºblico (Conferir: Mateus 5:16; 5:48; 6:9; 7:21 e outros).
- E com toda certeza uma das principais caracter�­sticas da paternidade de Deus �© cuidar dos seus filhos e filhas. Por isso, Jesus inicia o v.25 dizendo que n�£o devemos nos preocupar com a nossa vida, com o que vamos comer, beber e vestir, porque temos um motivo relevante para deixarmos a ansiedade, Deus �© o nosso Pai Celestial.
- No v.26 vemos que o Pai celestial alimenta as aves do c�©u, no v.28 vemos que o Pai Celestial veste os l�­rios dos campos de forma magistral e no v.32 vemos que o Pai celestial sabe de tudo o que eles precisam, por isso Jesus iniciou o v.25 (Revista e Atualizada) dizendo: â??N�£o andeis ansiosos pela vossa vidaâ?¦â?.
- Percebo que muitos crist�£os vivem ansiosos em alcan�§ar a proposta de vida do mundo, de ter, de possuir a qualquer custo, mesmo sacrificando a fam�­lia, mesmo sacrificando a sa�ºde f�­sica, mesmo sacrificando seu relacionamento com Deus. Interessante que as aves do c�©u, n�£o semeiam, nem colhem e nem armazenam (v.26). Interessante que os l�­rios do campo n�£o trabalham e nem tecem, mas se vestem melhor que o rei Salom�£o (vv.28-29). N�£o pensem que estamos pregando que ningu�©m precisa mais trabalhar, estudar ou correr atr�¡s de seus objetivos, estamos pregando que devemos confiar na provis�£o e no sustento do Pai Celestial.
- Quando afirmo que devemos crer na paternidade de Deus �© porque Jesus chama seus disc�­pulos de homens de pequena f�© (v.30). Sabemos que sem f�© �© imposs�­vel agradar a Deus (Hebreus 11:6), que a f�© �© a certeza de fatos que se n�£o vem, de coisas que ainda n�£o existem (Hebreus 11:1). Pela f�© temos que crer, pois para Jesus, quem vive sempre na ansiedade, em busca das realiza�§�µes terrenas �© aquele que n�£o cr�ª (vv.31-32). Creia que nosso Pai Celestial nos aben�§oa com coisas boas (Mateus 7:11).

III â?? Esperando nas promessas de Deus (vv.33-34)

- Certa vez um pastor pregou um serm�£o sobre ora�§�£o, em certo momento, ele disse que Deus responde nossas ora�§�µes de tr�ªs maneiras: Sim, N�£o e Espera. Esperar nunca �© f�¡cil, aguardar por algo sempre nos causa ansiedade, que �© o que n�³s n�£o queremos mais ter em nossas vidas.
- Esperar em Deus �© sempre a melhor posi�§�£o pois o nosso Deus renova as for�§as daqueles que nele esperam (Isa�­as 40:31) e ele �© o Deus que trabalha para aqueles que nele esperam (Isa�­as 64:4). No Salmo 27:14 o salmista nos exorta da seguinte maneira: â??Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhorâ?.
- Mas, que promessa de Deus encontramos em Mateus 6:33-34? De que Deus estar�¡ suprindo todas as nossas necessidades. Se olharmos para a Palavra de Deus como um todo, vamos perceber que toda promessa requer um compromisso, requer um posicionamento do crist�£o, n�£o �© uma barganha, por�©m, os que ter�£o a provis�£o de suas necessidades por Deus, s�£o aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, que para o Ap�³stolo Paulo n�£o �© comida e nem bebida, mas justi�§a, paz e alegria no Esp�­rito Santo (Romanos 14:17).
- Buscar a Deus em primeiro lugar �© o rem�©dio eficaz para combater a ansiedade. A pessoa que vive ansiosa n�£o tem tempo em buscar o reino de Deus em primeiro lugar, a pessoa que �© dominada por esse sentimento de inseguran�§a, segundo a defini�§�£o do dicion�¡rio Aur�©lio, jamais se derramar�¡ nos bra�§os de Deus para o servi�§o crist�£o (completamente), para viver a vida crist�£ em sua plenitude. N�£o podemos esquecer que o grande diferencial da igreja, principalmente nos relatos do Novo Testamento, os crist�£os sempre colocaram em primeiro lugar o Reino de Deus em suas vidas.
- Por isso Jesus diz no v.34 que n�£o devemos nos preocupar (ansiedade) com o dia de amanh�£, ele nos exorta a vivermos o dia de hoje, pois se esperamos na promessa de Deus, de que ele suprir�¡ as nossas necessidades, n�£o teremos espa�§o em nossa vida para ansiedade.
- Da mesma forma que ele alimenta as aves do c�©u, da mesma maneira que ele veste os l�­rios dos campos e v�ª as suas necessidades, ele estar�¡ suprindo a nossa. �? nesse sentido, que o Ap�³stolo Paulo tamb�©m exorta os crist�£os filipenses a n�£o andarem ansiosos (Filipenses 4:6-7), pelo contr�¡rio, eles s�£o orientados a apresentarem a Deus, a esperarem em Deus, tendo seus cora�§�µes cheio da paz de Deus que excede todo o entendimento humano. Os que esperam na promessa de Deus trocam a ansiedade pela paz de Deus.

Conclus�£o

- Como vencer a ansiedade? Creio que se optarmos em servir somente a Deus, se crermos que ele �© nosso Pai Celestial e se esperarmos em suas promessas, com toda certeza teremos a vit�³ria sobre a ansiedade. Algo que ficou claro em nosso cora�§�£o �© que viver em ansiedade �© pecado, pois demonstra nossa falta de depend�ªncia e confian�§a em Deus, no seu cuidado e provis�£o, por isso que possamos seguir as orienta�§�µes do Ap�³stolo Pedro: â??Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de voc�ªsâ? (1 Pedro 5:7).
- Que Deus nos aben�§oe e nos ajude a caminharmos em vit�³ria sobre a ansiedade e nos ajude a resistirmos a toda proposta de estilo de vida consumista, vivendo uma vida simples e que glorifique a Deus. Em nome de Jesus, Am�©m!

OUVIR NO CELULAR

      


ASSISTA VIDEO Pr ROBERVAL

ASSISTA AGORA  VIDEO PASTOR

 CLICK NESSE LINK EM VERMELHO

https://youtu.be/9CX0ELb7XLI

PATROCINIO

Estatisticas

OBRIGADO PELO SUA VISITA.
226269
HojeHoje40
OntemOntem53
Esta semanaEsta semana467
Este m�ªsEste m�ªs1896
Todos os diasTodos os dias2262697
QUE DEUS O ABENÃ??OE